sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Violência contra idosos é tema de observatório criado pelo Claves


ENSP, publicada em 19/12/2008

Criado com a função de observar, acompanhar e analisar as políticas e estratégias de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o Observatório Nacional do Idoso completou seis meses de existência, em dezembro de 2008, com o objetivo de crescer ainda mais e se tornar, de fato, um espaço permanente e interativo de intercâmbio de informações entre as equipes dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que estão em funcionamento e em implantação no país. Além disso, o observatório possui um Portal, que busca promover a comunicação entre os usuários dos Centros e pessoas interessadas no tema.


O Observatório é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública (Claves/ENSP/Fiocruz). Atualmente, cerca de 20 Centros estão funcionando no país, desenvolvendo diversas atividades de atenção aos idosos em situação de violência. Esses Centros constituem-se em uma das estratégias de ação do Plano de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa (2007/2010), da SEDH, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

De acordo com a pesquisadora do Claves e integrante da equipe do observatório, Adalgisa Peixoto Ribeiro, o Portal do Observatório, apesar de conter informações sobre os Centros Integrados, análises e pesquisas relacionadas à atenção e prevenção à violência contra a pessoa idosa, ainda carece de mais acessos por parte da população. "Como qualquer recém-nascido de seis meses, o Portal busca ter mais visibilidade. Apesar de possuir diversos itens, como um fórum de discussão, notícias, links de interesse, fale conosco e uma biblioteca digital com artigos, clipplings, manuais e cartilhas, além de relatórios e monografias sobre o tema, nosso desafio é investir mais na sua divulgação", afirmou a pesquisadora.

A equipe do Observatório é composta dos integrantes do Claves: Maria Cecília de Souza Minayo, Kathie Njaine, Ana Elisa Bastos Figueiredo, Edinilsa Ramos de Souza, Adalgisa Peixoto Ribeiro, Luciana Mangas de Araújo, Danúzia da Rocha de Paula e Marcelo da Cunha Pereira.

Nenhum comentário: