sábado, 29 de novembro de 2008

Pesquisador da ENSP assume presidência do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso

ENSP, publicada em 28/11/2008

O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, José Luiz Telles, assumiu, no final de outubro de 2008, a presidência do Conselho Nacional do Direito do Idoso (CNDI). Coordenador da Área Técnica da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde desde 2006, Telles ficará no cargo por dois anos, e sua gestão será pautada pelo fortalecimento das instâncias locais de controle social e a percepção de que a população idosa deve ser a principal protagonista dos movimentos sociais.

O pesquisador foi indicado pelo ministro da saúde, José Gomes Temporão, para ficar à frente da presidência do CNDI no biênio 2009/10. Ele, que na Área Técnica da Saúde do Idoso participou do lançamento do Guia Prático para Cuidadores de Idosos, do Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos, da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e do Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento da Saúde da Pessoa Idosa, entre outras coisas, considera a indicação como um reconhecimento do trabalho que o ministério vem fazendo durante esses últimos anos para colocar em prática todas as diretrizes que constam na Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa.

O conselho nacional tem como objetivo elaborar as diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da política nacional do idoso, bem como controlar e fiscalizar as ações de execução. O CNDI é representado por 14 membros do governo e 14 representantes da sociedade civil.

De acordo com Telles, o trabalho do conselho será pautado no fortalecimento das instancias locais de controle social, isto é, fortalecer os Conselhos dos Direitos do Idoso dos Estados e fazer com que esses conselhos estaduais fomentem a construção dos Conselhos Municipais de Saúde do Idoso. Uma segunda questão é que o movimento social possui vários segmentos, como a assistência social e o cuidado com os deficientes. Dessa forma, o CNDI deverá explorar a interface entre a saúde e esses campos. "Uma terceira questão importante é o próprio papel do conselho na formulação de diretrizes. Devemos acompanhar a aplicação das políticas públicas e fazer o monitoramento dessas políticas no sentido de sempre buscar aperfeiçoar e ampliar as conquistas sociais".

Telles ainda informou que, nos dias 18, 19 e 20 de março de 2009, haverá a realização da II Conferência Nacional de Direitos do Idoso, em Brasília. Seiscentos delegados de todo o país irão avaliar os avanços das políticas publicas e o que é preciso fazer para melhorá-las. "Essa conferência será um marco no processo de protagonismo da pessoa idosa e para fortalecermos, cada vez mais, as instâncias de participação social da pessoa idosa".

Nenhum comentário: