segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Guia Prático para Cuidadores de Idosos traz dicas de cuidados e auxílio à saúde


ENSP, publicada em 23/06/2008

Orientar a melhor forma de cuidar dos idosos, com dicas de exercícios e de auxílio à saúde, é o objetivo do Guia Prático para Cuidadores de Idosos, lançado em junho pelo Ministério da Saúde por meio da área técnica de atenção ao idoso, comandada por José Luiz Telles, pesquisador da ENSP. Com 65 páginas, o guia tem tiragem de 30 mil exemplares e será distribuído em todas as capitais brasileiras e municípios com mais de 500 mil habitantes. Acesse o guia na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Segundo José Luiz Telles, o guia surgiu a partir da constatação de que cada vez mais o país conta com pessoas muito idosas precisando de auxílio e cuidados especiais. Quase 10% da população brasileira - 18 milhões - são indivíduos com 70 anos ou mais, chegando a quase um milhão e duzentas mil pessoas com 80 anos ou mais.

"Desse total, 50 a 60% não saem de casa para fazer compras, não fazem mais sua própria comida, além daqueles que não conseguem mais sair da cama sozinhos. O guia vem justamente para auxiliar essas pessoas que, muitas vezes, são os próprios familiares, quase sempre mulheres e já com idades mais avançadas", revela Telles. O guia serve também para orientação dos cuidadores formais, ou seja, aqueles que atuam em abrigos, asilos ou instituições de longa permanência dos idosos.

Contando com uma linguagem acessível, o manual ensina como dar banho, como lidar em casos de quedas, convulsões, oferece dicas para uma alimentação saudável e ainda como transferir um idoso acamado para uma cadeira. Todo esse trabalho vem contribuir com o objetivo de fazer com que o individuo chegue à maioridade e tenha uma qualidade de vida melhor.

José Luiz Telles participará nesta segunda-feira (23/06), a partir das 16 horas, do programa Sem Censura (TVE Brasil) falando ao vivo do Guia prático para cuidadores de idosos.

Clique aqui para fazer o download do manual ou acesse a Biblioteca Multimídia da ENSP.


FONTE: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?matid=11279

Nenhum comentário: