domingo, 2 de novembro de 2008

Vovô...

Nelson Moura, nascido em 23 de maio de 1915 na cidade de Riachão do Jacuípe, próximo a Salvador filho de José Regino Moura e Ana, descendente de Turcos e Índios, migrou para o sul da Bahia com 16 anos, residindo primeiramente em Itabuna. Chegou em Coaraci em 1959, antes porém casou-se com Desuelha Alves Aranha em 1939.
Nelson sempre trabalhou como Motorista, sendo um desbravador do trecho Coaraci - Itabuna pela Sulba. Ele tinha um Clube do Bahia onde promovia festas, criou uma Banda Musical e fez um Trio Elétrico chamado "Trio Coaraci", sendo este um dos primeiros trios do Brasil, apelidado de "Casa de Pombo". Ele era também presidente da Sociedade dos Artistas de Coaraci que promovia diversão nos fins de semana. A Sociedade era localizada onde hoje está a Praça Nelson Moura, Fonte Luminosa.
Nelson Moura foi homenageado em meados da década de 90 quando em um projeto do vereador Gilson Moreira a Praça Tancredo Neves teve seu nome alterado para Praça Nelson Moura. Nesta praça existe a Fonte Luminosa que junto com toda a praça passou 12 anos abandonada, inclusive sem a colocação oficial do nome de Nelson Moura no local.
Foi em Abril de 2004 que a praça realmente ganhou o nome de Nelson Moura e toda a sua família pode presenciar a homenagem àquele que nos deixou em 22 de Setembro de 1988. A homenagem prestada pelo Governo Elivaldo emocionou a todos os familiares do clã dos Moura.
Nelson deixou como filhos: Tony da Silva Moura, José da Silva Moura, Edson da Silva Moura, Marcos Antônio da Silva Moura, Maria da Silva Moura, Ana Maria da Silva Moura, Neuza Maria da Silva Moura, Maria Carmem da Silva Moura, Célia Maria da Silva Moura, Márcia Maria da Silva Moura e Maria D'Ajuda da Silva Moura, diversos netos, bisnetos e recentemente podemos registrar os seus tataranetos.
A família conta-nos que ele representou um grande exemplo de honestidade, dignidade, simplicidade, transmitindo para os seus o valor de encarar a realidade com educação e trabalho dizendo: "O Homem deve ter respeito para si mesmo" (Nelson Moura).

FONTE: http://www.portalmix.com.br/coaraci/hpersonalidades.php

Nenhum comentário: