segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Promoção da saúde pode melhorar qualidade de vida dos idosos

ENSP, publicada em 01/10/2008

'Condições de saúde e a incapacidade funcional dos idosos no Brasil em 2003' foi o tema da tese de doutorado em Saúde Pública, defendida na ENSP, no dia 25 de setembro. Orientada pelo pesquisador Iúri da Costa Leite, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs/ENSP) e por Carla Jorge Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais, a pesquisa analisou, entre outros pontos, a influência dos fatores demográficos, socioeconômicos e de condições de saúde na incapacidade funcional dos idosos no Brasil. Confira a apresentação da defesa na Biblioteca Multimídia.

De acordo com o estudo, os idosos fazem parte de uma parcela da população que mais cresce em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deste ano, apresentados na tese, 12,9% da população será de idosos em 2020. Com o aumento da longevidade, no entanto, cresce também o número de casos de doenças crônico-degenerativas. "As doenças crônicas são consideradas as maiores causas de mortalidade e incapacidade entre os idosos. Portanto, é importante a realização de estudos baseados nas condições do estado de saúde e na incapacidade funcional dos idosos, a fim de nortear decisões relativas à definição de prioridades para uma possível intervenção", analisa Luciana.

A pesquisadora realizou uma revisão bibliográfica das principais definições e formas de mensuração da incapacidade funcional que vêm sendo utilizadas, além de estabelecer uma conceituação e linhas específicas de tratamento das informações disponíveis para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

FONTE: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?matid=13376

Nenhum comentário: